Consultoria Esportiva / Sports Consulting


Com mais de 22 anos de trabalhos práticos e teóricos desenvolvidos no esporte, posso ajudar você e sua instituição a melhorar as entregas necessárias dentro das competências citadas e qualidade esperada.
Expertise em Estruturar e Reestruturar processos diversos nas modalidades Futsal, Futebol, outros esportes.

Público alvo

Consultoria e Assessoria para Clubes, Associações, Projetos, Instituições de Ensino, Federações, Confederações, Outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Case Futsal consultoria banner.png

FUTSAL INSTITUCIONAL

- Responsável por idealizar e implementar a proposta de realocação institucional do Departamento de Futsal (até então estava sob a gerência dos Esportes Olímpicos) para o Departamento de Futebol de Base junto à Presidência (integração oficial/prática simultânea) no Santos Futebol Clube.

Portaria 05/2018 SFC (09/032018)

C.I. 03/18 - T.P SFC (12/032018)

 

FUTSAL ESTATUTÁRIO

- Consultor técnico e um dos autores/redatores da proposta enviada ao Conselho Deliberativo solicitando que a modalidade Futsal fosse inserida no Artigo 3 do Estatuto Social - Santos Futebol Clube. (proposta aceita e homologada, sendo o primeiro Clube de Futebol do Estado de São Paulo com a titulação de Futsal estatutário).

Sem título 1.png
2.png
4.png

Sugestões de Modelos de Gestão para Implementação da Prática Simultânea Entre o Futsal e o Futebol  (Integração)

 

Para que tudo isso aconteça de forma factível, entendemos que cada contratante deva escolher o seu Modelo de Gestão ideal, possibilitando variadas opções de implementação da prática do Futsal nos processos formativos para o Futebol, ou apenas para a fomentação da modalidade Futsal.

Foi pensando em facilitar os processos, que resolvemos pontuar os 07 Modelos de Gestão aplicáveis para os Clubes de Futebol ou similares, sendo necessário que o contratante tenha muita cautela na escolha e implementação do Modelo, percebendo a importância de ativar, manter ou aprimorar a prática do Futsal com fim nele mesmo, ou na prática simultânea entre o Futsal e o Futebol, sendo elas executadas, dentro ou fora do seu local principal/sede.

As 07 opções de Modelos de Gestão abaixo são apenas alguns exemplos norteadores e sugestões mutáveis/flexíveis/adaptáveis do que pode ser feito, pensando-se no Futsal de forma isolada ou na prática simultânea, sendo uma excelente ferramenta contribuinte na captação, processos de formação/desenvolvimento do jovem atleta, e posterior transição em definitivo para o Futebol, caso esse processo esteja diretamente vinculado em um Clube de Futebol.

O que podemos entregar?

  • Inserção e/ou remodelação e/ou potencialização de qualquer local de prática esportiva que desenvolva atletas (clubes, associações, projetos, instituições de ensino, federações, confederações, outros), baseando-se na - boa governança, diagnósticos precisos, estratégias, processos internos e externos, ferramentas de controles, outros;

  • Implementação e/ou melhoria da prática isolada do Futsal ou da prática simultânea entre o Futsal e Futebol para jovens atletas em qualquer cenário que fomente um ambiente de captação/desenvolvimento/formação/transição;

  • Desenvolvimento e implementação de Modelo de Gestão factível ao contratante, possibilitando variadas opções de implementação da prática do Futsal nos processos formativos para o Futebol, ou apenas para a fomentação da modalidade Futsal; 

  • Desenvolvimento e implantação de Modelos de Gestão aplicáveis para Clubes de Futebol ou similares, de acordo ao - projeto esportivo, realidade das Macroáreas (administrativas/estruturais/biológicas/matemáticas), e das outras áreas indiretas de conexão envolvidas nas - demandas - metodologias, cultura/história do contratante, cidade/região/pais, além de outros fatores de relevância para o projeto (conforme os 03 quadros abaixo); e

  • Outros.

Realizações Especiais - Case "Santos Futebol Clube"

Modelos de Gestão - Clubes de Futebol ou Similares

• MODELO 01 - DEPARTAMENTO DE FUTSAL ESTÁ 100% INTEGRADO AO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE BASE (investimento alto)

• MODELO 02 - DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE BASE - ÚNICO CONDUTOR DOS PROCESSOS ( investimento alto)

• MODELO 03 - DEPARTAMENTO DE FUTSAL ITINERANTE - CONEXÕES EXTERNAS EXTRAOFICIAIS (investimento médio)

• MODELO 04 - DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE BASE - PARCERIAS EXTERNAS OFICIAIS  (investimento baixo)

• MODELO 05 - DEPARTAMENTO DE FUTSAL - GERIDO POR TERCEIRO/EMPRESA (investimento baixo)

• MODELO 06 - DEPARTAMENTOS DE FUTSAL - PARCERIA INTERNA COM O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE BASE APENAS PARA JOGOS DE FUTSAL (investimento alto)

• MODELO 07 - DEPARTAMENTO DE FUTSAL - PARCERIA INTERNA COM O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE BASE ATRAVÉS DE RELAÇÕES INFORMAIS (investimento alto)

• POSSIBILIDADES DE OUTROS MODELOS DE GESTÃO APLICÁVEIS DE ACORDO A NECESSIDADE DO CONTRATANTE

Obs.: Todos os Modelos podem ser flexíveis e mutáveis de acordo a necessidade do contratante.

Sugestões de Modelos de Gestão para Implementação Da Prática Do Futsal

•  MODELOS ESPECÍFICOS PARA ASSOCIAÇÕES, ESCOLAS, PROJETOS, INSTITUIÇÕES

Obs.: Todos os Modelos podem ser flexíveis e mutáveis de acordo a necessidade do contratante.

Considerações

É evidente a imensa quantidade de atletas profissionais de Futebol bem-sucedidos que tiveram, em seu desenvolvimento esportivo/formação durante anos, o Futsal como prática sistêmica. Esse número elevado de atletas oriundos do Futsal há tantas gerações não pode ser apenas mera coincidência.  Dentre os diversos exemplos relevantes de ex-jogadores e jogadores (as) apresentados (as) abaixo, é unanime escutar que a prática do Futsal foi uma importante contribuição para se tornarem jogadores de elite mundial.

Ex jogadores

*Pelé, *Kaká, *Ronaldinho “Gaúcho”, *Ronaldo Nazário “Fenômeno”, *Rivaldo, Belletti, Denílson, Elano, Júlio César (ex goleiro), Juninho Pernambucano, Júlio Baptista, Rivelino, Sócrates, Casagrande, Thiago Motta, outros.

Jogadores (as)

*Cristiano Ronaldo, *Messi, *Marta, Neymar, Philippe Coutinho, Rodrygo Góes, David Luiz, Flipe Luís, Miranda, Robinho, Willian, Alisson (goleiro), Emerson Palmieri, Douglas Costa, Marcelo, Marquinhos, Vinícius Júnior, outros.

*Melhores jogadores do mundo - FIFA

Sendo assim, sustentamos que é possível obter benefícios ao longo da carreira no Futebol, quando o atleta pratica o Futsal (treinos e jogos) durante um período pré-determinado da sua formação esportiva.

“A prática sistêmica do Futsal deve fazer parte do currículo esportivo do jovem jogador de Futebol”

As mudanças das regras de Futsal ao decorrer dos tempos aproximaram o Futsal do Futebol, contribuindo para que os processos da prática simultânea se tornassem cada vez mais assertivos.

Diversos Clubes no Brasil e alguns clubes pelo Mundo, já tratam com seriedade e como investimento tangível os processos de prática simultânea entre o Futsal e o Futebol de Base, demonstrando ao longo dos anos, um ganho esportivo significativo, e potencializando a capacidade do Clube nos processos de captação, formação, transição para o Futebol.

Com a prática simultânea entre o Futsal e Futebol inseridos nos processos de formação/desenvolvimento, devemos entregar jogadores de Futebol mais completos, com maior qualidade técnica e tática, contribuindo desta forma para o sucesso do projeto esportivo do Clube.

A seguir, apresentamos um Case de sucesso onde o Clube (Santos F.C.) utiliza-se do Modelo 01 no seu projeto esportivo.

case rodrygo.png